Escrito por: Fernanda Turesso

Quem nunca ouviu falar de Don't Starve não sabe o que anda perdendo. Apesar de eu nunca ter parado para jogá-lo, o jogo aborda sobre um cientista da alta sociedade chamado Wilson P. Higgsbury. Ele acabou entrando em uma enrascada das mais complicadas e por algum motivo, um demônio resolveu transportá-lo para uma floresta isolada, deixando à merce de sua sorte. 

Para conseguir sobreviver, Wilson terá de abrir a mão de sua etiqueta e aprender a viver como um selvagem, coletando meteriais da natureza para criar equipamentos que o ajudem a se defender dos montros - e acima de tudo, conseguir alimentos para não morrer de fome. 

Mas não estamos aqui para fazer uma resenha de Don't Starve, viemos aqui para falar um pouco sobre os mistérios envolvendo o antagonista do jogo, o senhor Maxwell.

Lembrando que tem Spoilers demais e então, não vejam que não quiser sofrer!

Acrescentando aqui que não fui eu quem criou o texto e sim um fã da nossa page chamado Guilherme Borges que fez todo o trabalho. Aproveitem para curtir sua página oficial no Facebook e o site Gui Borges/William Carter BR, no qual ele escreveu toda a história. Preparem seus acentos e boa leitura!


Apresentação

Primeiramente, gostaria de agradecer a todos aqueles que leram esse artigo, pois deu bastante trabalho para juntar cada pedacinho, editar, escrever, traduzir, etc. Sendo meu único pagamento, a satisfação dos fãs da fabulosa e enigmática lore de Don’t Starve. Espero realmente que meu trabalho agrade a todos, que leiam e tenham um bom entendimento. Quero agradecer também minha amada e amiga Sabrina Lourenço, que me ajudou bastante na interpretação e tradução dos textos e imagens; o pessoal do fórum da Klei (em especial o membro Kramptastic, com seu maravilhoso tópico) e da Wiki do Don’t Starve que, com bastante desempenho, conseguiram ter uma boa visão sobre esses puzzles. Desejo a vocês boa leitura!

Puzzles de William Carter

Os puzzles de William Carter são um conjunto de quebra-cabeças ocultos nos trailers das atualizaçõe de Don’t Starve, que narram o passado de Maxwell e o mundo do game, além de fazer varias menções dos personagens. Entendam que, os quebra-cabeças são baseados em apenas suposições, nada é esclarecido ou definido. Qualquer teoria, interpretação ou visão de cada um é extremamente valida. Esse trabalho se trata apenas de uma visão geral que fui juntando e adicionando minhas próprias teorias. Cada puzzle traz itens ocultos, muitos só foram revelados olhando o código fonte do HTML.

O primeiro Puzzle 



O primeiro puzzle apresenta um homem bastante semelhante a Maxwell. William Carter, um britânico muito elegante, ator de palco (mais precisamente um ilusionista) a bordo de um navio chamado “Quest” a rumo dos Estados Unidos, saindo de Liverpool. O navio parte em 26 de julho de 1901. Seu cartão de inspeção mostra sua foto com o rosto arranhado. Alguém ou alguma coisa parece não gostar de Carter. As únicas diferenças entre Carter e Maxwell são o queixo e os óculos.

Segundo Puzzle



O segundo puzzle traz uma propaganda do show de mágica de William Carter. Seu rosto está novamente arranhado nesse cartaz. Apesar dos aranhões, podemos notar que Carter parece um sujeito inseguro e infeliz. Existem alguns outros anúncios próximos. No lado inferior direito parece ser uma prescrição médica sem muita relevância. No lado esquerdo existe um anuncio que diz “Butter (manteiga?)... Saúde robusta e apetite vigoroso”.

Terceiro Puzzle



No terceiro puzzle, Carter parece estar com problemas financeiros, julgando pela divida seguida de um bilhete de ameaça em cima da mesa. A cobrança parece ser uma compra atrasada de um baralho, dois coelhos e uma cartola no valor de $7,10 dólares (não se enganem, os tempos eram difíceis naquela época e esse não era um valor baixo), de George T. Witherstone. O bilhete ameaçador diz o seguinte:

“William! Você esta atrasado de novo! Onde esta o dinheiro? Você acha que o Senhor Witherstone esta interpretando um personagem? É melhor você pagar essa semana ou vai ter problemas. Eu vou encontrar você!”

O bilhete de ameaça esta com alguns erros, algumas hipóteses me levaram a crer que Wolfgang escreveu esse bilhete 

  • Wolfgang tem origem francesa e a carta esta cheia de erros ortográficos e de colocação, o que é normal para quem tem nacionalidade “gringa” e fala o inglês simples;
  • A carta de ameaça parece ter sido escrita por alguém rude e bruto, típico de Wolfgang.
  • É muito provável que Wolfgang estava ou chegou à América na mesma época que Carter

 Poderia ser Wolfgang um subordinado do Tal George T. Witherstone? Na mesa também tem uma carta escrita pelo irmão de William, Jack Carter, que mora na Califórnia. A carta diz o seguinte:

"William, você finalmente veio para a America! Que emoção! Seu show foi tomado pela tempestade de Nova Iorque? Temo que tenhamos perdido um ao outro - a cidade era grande demais pra mim, por isso fui para o Oeste. Aqui é realmente incrível! - Você poderia me visitar algum dia? Você correspondeu à mamãe ultimamente? O cargo é terrivelmente incoerente aqui. Eu não acredito que ela ainda não encontrou os gêmeos!
Abraços - Jack."

Não existem muitas informações sobre Jack Carter, ele convida William para visita-lo e menciona que sua mãe não encontrou os gêmeos ainda. Os (as) gêmeos (as) referidos na carta são muito provavelmente Wendy e Abigail. A linha do tempo prova mais ainda essa teoria. William decide visitar seu irmão e pega um trem...Provavelmente para fugir das dividas.

Quarto Puzzle



O cenário agora parece ser um deserto, típico do estado da Califórnia. Na terra seca, podemos encontrar um pôster do que parece ser um circo, um bilhete de passagem, um pedaço de jornal com um recorte, uma carta e uma pagina que parece ser arrancada de um livro. William parte no trem, dia 15 de agosto de 1904. Segundo o seu bilhete, baseando na data de chegada, William esta há três anos (ou mais) na América. No cartaz de circo “Abernethy & Parker CIRCUS”, podemos encontrar um elefante e uma figura familiar se equilibrando encima do elefante, parece bastante Wolfgang. Porem, no cartaz o sujeito esta sem bigode e magrelo. Mas julgando pelo anuncio do cartaz que diz “Não percam o incrível STRONGMAN”, podemos deduzir que o nosso carismático francês musculoso esta de fato na jogada.

Para William possuir um desses cartazes, é possível que ele tenha um envolvimento com alguém do circo e é provável que seja Wolfgang ou Wes os envolvidos.

A pagina do artigo informa um trágico acidente de trem:

“Um trem de passageiros atingiu um vagão de circo, que havia quebrado ao longo dos trilhos no cruzamento Old Will. Dezenas ficaram feridos e um homem está desaparecido. O desaparecido ainda tem de ser identificado, mas alguns passageiros acompanhantes o descreveram como alto, nervoso e com um sotaque Inglês. A equipe de busca foi convocada, mas rapidamente abandonada quando se tornou evidente que uma jaula de macacos treinados e potencialmente perigosos escaparam durante a colisão. Dado o afastamento do local do acidente, o sol escaldante do deserto e os animais foragidos, o homem foi dado como morto. Este é o terceiro incidente no cruzamento desde a construção da estrada de ferro em 1873, mas o primeiro a envolver um vagão de circo. O empresário local e investidor ferroviário, Harold J. Rutherford, assegurou a esta publicação que todas as precauções de segurança pertinentes foram tomadas, mas ninguém poderia ter previsto o aparecimento de um bloqueio tão perigoso nas pistas”

William é o tal homem desaparecido do vagão de passageiros. Evidente que ele esta vivo (ou não). Mas, será que ele fugiu do acidente para simular alguma coisa? O que William estaria planejando?

Na pagina arrancada, podemos encontrar um OBELISK. Esse obelisk é bastante parecido com aqueles que encontramos no jogo, principalmente ao redor do Pig King e no modo aventura. Além disso, podemos reparar algumas runas tipicamente usadas em intuitos mágicos. Do que se trataria essa pagina?

A carta de William para Jack diz o seguinte:

“Jack, algo estranho aconteceu! Por favor, desconsidere todos os relatos de minha morte, elas devem ter chegado a você. Eu estou muito vivo, apesar das minhas desventuras. Eu descobri algo, um livro das sortes. Eu tenho que decodifica-lo totalmente, mas, com o pouco que decifrei, minha mente se abriu para novas possibilidades tentadoras. Não posso dizer mais do que isso, temo que possa atrair atenção indesejada. Explicarei tudo quando nos encontrarmos. Continuarei imediatamente a oeste! – William”

Será que William estaria sendo seguido por algo ou alguém? É bastante provável que essa pagina arrancada seja desse livro mágico e mais provável ainda que seja o CODEX UMBRA. Se você observar toda a imagem logo notará que, no cenário, há duas sombras que observam os papeis. Uma é William, a outra se parece com o Shadow Watcher.



Se você verificar o código fonte da imagem original, vai ver um ASCII do dito cujo. (Pressione CTRL+U para ver o código fonte do HTML).

Quinto Puzzle 



William mudou completamente sua aparência, nome e personalidade depois do acidente. Agora ele é conhecido como o fabuloso Maxwell, o tão amado (e odiado) antagonista da série! Um homem dantesco de olhar e sorriso seguros. Seu novo pôster de anuncio parece ser excitante: “Maxwell, o grande!”. Do lado esquerdo do pôster, existe um esboço que parece ser um Terror Break e alguma descrição de um ritual. Provavelmente Maxwell viu um Terror Break e descreve o ocorrido:

“Uma forma terrível se transformou no ar, acima do ritual de ontem. Era grande e indistinto, mas sua fisionomia foi inspirada em uma espécie de malevolência alienígena, que gelou minha espinha. Meu medo foi tão grande que quase fracassei em meu feitiço. Ele não fazia movimentos hostis, porém, depois de pendurado no éter por um tempo, sua existência se desfragmentou! O que é isso? Esteve me observando? É o guardião de algum segredo profundo do qual estou próximo? De qualquer
forma, não estou disposto a encontra-lo novamente.”

Mais detalhes sobre esse ritual são desconhecidos, mas parece que Maxwell está usufruindo bastante do Codex Umbra. À direita do cartaz, tem outra página arrancada do livro. Nela, dois desenhos familiares são visíveis: um Life Giving Amulet e um Telelocator Staff. William parece bastante ocupado tentando entender esse livro complexo. Não se sabe se ele ainda tem o conhecimento dos poderes dos artefatos, mostrados no livro.
O “The San Franciso Call” (documento a direita) se trata de um anúncio do qual Maxwell está à procura de uma assistente de palco para seu show de mágica. O show é bastante realizado, sendo duas vezes por dia, de segunda a segunda, um verdadeiro sucesso! Nessa parte notamos como o magico progrediu desde que William se tornou Maxwell. A assistente de Maxwell vai começar no dia 6 de julho de 1905, 10 meses depois do acidente de trem. O anuncio diz o seguinte:

“Contrata-se uma ‘lady’ para show mágico de palco. Experiência anterior desnecessária, porém deve ter um comportamento curioso e um grande interesse nos mistérios do universo. Deve providenciar a própria fantasia.” 

Maxwell espera ansioso por sua assistente no Palace Hotel na Califórnia...


Se você conferir o código fonte da imagem original, vai ver um ASCII do sorriso diabolico de Maxwell. (Pressione CTRL+U para ver o código fonte do HTML).

Sexto Puzzle



O Show de Maxwell tem um novo cartaz junto de sua assistente: Charlie! Nesse cartaz, Charlie segura um livro onde voa uma criatura das sombras, muito semelhante a aquelas que vemos quando estamos com a sanidade baixa. Parece que Maxwell está conjurando a criatura, julgando pelos gestos de suas mãos. Juntamente com o pôster, tem um bilhete escrito por Charlie que diz o seguinte:

“Hey Maxy, nós arrasamos na ultima noite, não é? Eu achei que esse velho na frente não ia conseguir. Essas coisas de sombra são tão convincentes – elas quase me assustam, e eu sou parte do ato! Podemos trabalhar juntos no novo finale assim que eu voltar da minha irmã. Estou ansiosa por isso.
~Charlie ♥”

As performances de Maxwell continuam surpreendentes e, agora com sua nova assistente, Maxwell não encontra limites para o sucesso. Charlie tem uma irmã, e não se sabe o que ela faz por lá. Mas, julgando pelo interesse em livros e magia, sua irmã pode ser Wickerbottom, ou ninguém que conhecemos, ou algum personagem em um futuro uptade.

Maxwell parece estar aproveitando de todo o potencial do livro e esta preparando um novo finale.


Se você conferir o código fonte da imagem original, vai ver um ASCII de outro Shadow Watcher. (Pressione CTRL+U para ver o código fonte do HTML).

Sétimo Puzzle



O sétimo puzzle é um quarto escuro com o terno de Maxwell pendurado e o que parece ser todos os documentos, cartas dos outros puzzles, além dos pôsteres de anúncio do show de mágica e uma pagina arrancada do Codex Umbra pregada na parede. Parece que todos os documentos anteriores foram guardados em um só lugar. Algo despertou minha curiosidade na mesa... pode não ser nada, mas mesmo assim é algo digno de investigação. Reparem que a flor presente no vaso da mesa é muito semelhante à flor de Abigail.

Esse puzzle foi revelado conforme a imagem foi editada, revelando algumas runas e palavras escritas. Abaixo a imagem editada com mais brilho:



Se você conferir o código fonte da imagem original, vai ver um ASCII de um nefasto Maxwell. (Pressione CTRL+U para ver o código fonte do HTML).

Praecantator (Oitado Puzzle)

O oitavo puzzle é composto do misterioso HTML que você acabou de ver, 12 imagens e vários códigos, que foram tirados do trailer da atualização de “All’s well that Maxwell” e unido com o sétimo puzzle. Cada um é marcado com um traço, formando uma sequência. A decodificação foi fruto de um post trabalhoso com quase 200 paginas no fórum da Klei. 


Legenda do gif:

  1. Charlie usando roupas vermelhas bate na porta de algum cômodo. Ela parece preocupada com algo...
  2. Charlie não sendo recebida resolve entrar.
  3. Charlie ilumina a sala que revela alguns retratos de Maxwell e Charlie, um relogio e o que parece ser uma caveira de um Jacklope (animal folclórico típico da Califórnia) em uma cúpula. Repare na imagem que eu adicionei “X” Essa caveira lembra um nosso amigo presente no jogo. Estranhas antenas, não acha? Charlie parece estar procurando alguma coisa e mexe na mesa. Enquanto isso, uma espécie de gosma preta se forma no lustre.
  4. Charlie olha para o que parece ser um espelho e seu pensamento demonstra duvida.
  5. Ao abaixar um dos candelabros, Charlie encontra uma passagem secreta, revelando o que parece ser o mesmo cômodo mostrado no 7º puzzle. Além disso, o retrato do meio mostra Maxwell mexendo e com olhar preocupado sobre Charlie.
  6. Charlie entra pela passagem secreta e pega um livro e começa a ler. Não sei dizer se é o Codex Umbra, mas sua cara parece ser de arrepio ou espanto por ler algo. A gosma preta do lustre se transforma em Night Hands preparadas para pegar Charlie. O retrato de Maxwell agora parece ser de pavor.
  7. Enquanto Charlie procura por alguma coisa no paletó de Max, Maxwell do retrato conjura um tipo de luz que expulsa as Night Hands. O pessoal do forum da Klei descobriu um segredo muito interessante que se converter a essa imagem JPEG em ZIP você consegue OUTRA imagem. Clique aqui para abrir o segredo. Parece Maxwell confrontando algumas criaturas das sombras...
  8. Charlie ilumina o comodo com um lampião mostrando as runas e escritas provavelmente feitas por Maxwell. O Maxwell do retrato parece exausto...
  9. Charlie parece assustada com o que viu no quarto e sai correndo deixando seu chapéu cair. O Maxwell do retrato não esta mais visível.
  10. O verdadeiro Maxwell segura o chapéu de Charlie apresentando um olhar de culpa e de remorso, mas esperem... Parece ser o rosto de William Carter no retrato agora! Cliquem aqui e deem um bom zoom no retrato e notaram que é de fato o rosto feliz, com óculos e sorridente de William Carter. Até a sua pose mudou.
  11. Nessa imagem, mostra que Charlie retornou mais ou menos duas horas depois das imagens anteriores deixando um bilhete embaixo da porta. Maxwell parece aborrecido com algo no cômodo secreto. O rosto de William Carter no retrato esta todo arranhado como no primeiro e segundo puzzle quando Maxwell ainda era William (que confuso). Abaixo dessas legendas vou colocar o que diz o bilhete de Charlie.
  12. Na décima primeira imagem mostra todo o cenário destruído como se um terremoto tivesse destruído tudo. O relógio esta marcando 5:14, grave bem esse horário... 5 e 14!
  13. Na décima segunda imagem, mostra o mesmo desenho, porém com um Shadow Watcher no meio. Clique aqui que vai te levar para a continuação do puzzle que vou descrever abaixo desse slideshow.

O bilhete de charlie

O bilhete que charlie deixou na 11ª imagem diz o seguinte:

"Max,Por onde andas? Eu não tenho notícias suas há dias! Eu passei em sua casa, então já tenho seus adereços e figurino para o show.O verei no teatro esta noite? Espero que sim.Precisamos conversar sobre seu... Quarto de estudos. Há alguma coisa esquisita acontecendo lá! Talvez, quando isso acabar, poderíamos tirar umas férias? Minha irmã disse que poderíamos usar a cabana da nossa família em BC se quiséssemos escapar um pouco. Beijos"

Quero fazer uma valiosa observação. Charlie menciona uma cabana da família em BC. A "BC" mencionada na carta provavelmente é a província de Columbia Britânica (British Columbia), que fica localizada no Canadá... Em uma visão estereotipada, podemos ligar o lenhador Woodie à Charlie pelo fato de que, no Canadá, era comum encontrar lenhadores que moravam em suas cabanas de madeira.
Será que Woodie teria alguma ligação com Charlie?

A décima terceira imagem

Clicando no filme do centro, você vai baixar um mod chamado “Lost Fragment”. Assim que ativo, esse mod o permite construir um mecanismo chamado Shadow Portal. Entrando nesse portal, você enfrentará uma sombra de Maxwell. É uma batalha árdua e demorada, a sombra lembra bastante o poder do Codex Umbra de gerar sombras semelhantes a si. Abaixo um gameplay para demonstrar a luta.


Assim que a luta terminar, um fonógrafo vai aparecer e tocará um código Morse. Convertendo e colocando o código em um determinado site (que já foi desativado), isso vai te levar a um vídeo, do qual a Klei deixou privado para assistir apenas aqueles que têm o link. Click aqui para assistir o video secreto

Notem curiosidades nesse vídeo secreto:
  • Os pinheiros do cenário são bastante semelhantes àqueles que encontramos no jogo;
  • Pausando o vídeo nos 45 segundos, você se depara com um Shadow Watcher. Particularmente, acho essa figura intrigante, já que ele é visto muitas vezes nos códigos fonte de vários puzzles;
  • Na abertura do vídeo, é mostrada a data de 17 de Abril de 1906 -São Franscico,o que coincide com a famosa catástrofe do “O sismo de São Francisco”, Uma catástrofe real que aconteceu no dia 18 de abril de 1906 as 5:14 da manhã;
  • O livro que Charlie segura é com certeza o Codex Umbra.
Assim termina todos os puzzles... E o mistério ainda continua.
O que a Klei esta a nos revelar? Intrigante...


Bom pessoal, então é isso!
Não deixem de visitar a Página Brasileira oficial do jogo Don't Starve no Facebook e não deixem de visitar o site (http://gui-borges.wix.com/williamcarterbr)
 onde tem todo esse texto que o Guilherme Borges escreveu. Todos os créditos vão pra ele!




Gostou? Compartilhe:

  1. Charlie e a sombra que te ataca no jogo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Realmente don't starve é um jogo complexo, poderia fazer mais postagens sobre ele se tivesse algo relacionado

    ResponderExcluir
  4. Será q no final daquele video quando as shadonws hands apareceram levaram os dois para o mundo do DS ? e no ds quando vc fica no escuro qm te ataca é a charlie entao os dois podem msm ter ido para o jogo

    ResponderExcluir
  5. Será que aquele bilhete que a charlie deixa na porta perguntando se irá ver o william na apresentação mais tarde é o show que é mostrado no video da klei?e eu acho que as mãos que saem do livro no vídeo pode ter puxado a charlie para dentro dele pois quando ele examina o codex pede desculpas a charlie e com a charlie dentro do codex ela controla as sombras no jogo para atacarem os jogadores?e quando a apresentação da errado seria pela sanidade baixa do william de tanto ele mexer com essas sombras e estudar o livro?

    ResponderExcluir

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!